Época 2012

Meia-Maratona Festival Bike - Santarém
20 de Outubro de 2012

Ora bem, a "festa" começou cedo, fomos para santarém na Sexta-feira a tarde, montagem de tendas, e borá lá passear com as 29er :)

Sábado, como já se sabia que era muita gente, era importante partir cedo, logo nao tivemos tempo para aquecer, a partida foi as 9:50 e as 8:20 ja tinhamos o controlo 0 feito e mesmo assim já ficamos na ENORME 3º fila....

Como não tinha aquecido, primeiros 15 kms foi uma desgraça, as pernas teimavam em não responder...
Apartir dai foi sempre a "moer", mas, com tanta gente, mal conseguiamos fazer ultrapassagens, já para não falar nas subidas...

O percurso não era do meu agrado, era muito rolante, só com duas subidas que se destacavam..

Ora percurso rolante, partida sem aquecimento, e já na terceira fila foi uma desgraça, mas pronto, podia ter sido pior :)

Já para não de falar, que basta um minuto de diferença para estarem 15 gajos a frente, so nesse minuito...

Uma coisa que adorei, foi que mesmo em Santarém, a 200 kms de casa, pelo percurso tive gente a puxar pelo meu nome, isso agrada-me muito, quem tem amigos assim, não precisa de outra coisa, MUITO OBRIGADO :)

A feira, pronto, não é preciso dizer mais nada, aseguir a da EuroBike bem a de Santarem, ta tudo dito, embora este ano, dizessem que estava mais fraca, mas gostei de ver as novidades para 2013, e ver as maquinas do Fontada, Peter Sagan, kulhavy etc etc... :)

Kilometros : 45
Tempo: 01h49min

Lugar:  83º

Participantes : 1362

Lugar escalão: 8º (junior)

Juniores: 21

----------------------------------------------------------------------------------

Maratona Rota do Cuco
14 de Outubro de 2012

Foi um resultado bom, visto nao haver Meia-Maratona e Maratona, era uma distancia unica, logo os "motas" estavam todos aqui :D

Apesar de ter sido um resultado bom, deixou muitoooo a desejar...

Parti a trás e facilmente cheguei a frente da corrida, quando iamos coladinhos ao jipe da organização, ele engana-se e nos começamos a descer, quando deveriamos subir, os que iam a trás de nós, começaram-nos a passar, depois nao quis tentar voltar outra vez a frente, pois tinha medo de "partir o motor"...

Mais a frente onde era suposto virar a esquerda, virei a direita, começei a subir, quando ouço um grito a dizer que era para baixo, mais uns lugares perdidos...

Quilometros a frente, ia a subir certinho na roda do Fábio, quando ouço outro grito de trás de mim a dizer que deixei cair o dorsal, e bota outra vez para baixo, e mais uns lugares perdidos.....

Com isto tudo, ficou um dever não cumprido, pois ia-me a sentir fisicamente muito bem mesmo...

Agora é hora de pensar na Maratona de Santarém :)

Obrigado a minha equipa:
PedalSempre/Grupo Mindol/ A.C.D. Azagães

e a Nexplore atraves de João Marinho e Zé Silva :)

Kilometros : 45

Acumulado: 1234M

Tempo: 02h18min

Lugar:  18º

Participantes : 200

Lugar escalão: 3º (junior)

Juniores: 7

3 Horas Resistencia Cesar

30 de Setembro de 2012

Como tinha dito ontem, ia fazer as 3h como dupla, com o Nuno Fernandes, não é que não conseguisse fazer as 3h, que isso é o nosso tempo em maratonas normais, mas acho que 3h a volta de uma "rotunda" não dá para mim.
Um percurso pequeno, com um bocado mais de 6 kms, onde se descacava uma subida que lá havia, mas em alcatrão, derresto muito rolante, subidas (algumas) longas mas pouco inclinadas, e com singles tracks fantásticos.
Quanto a prova em si correu bem, excepto quando fazia a descida técnica que la havia, saia-me sempre a corrente tanto a frente e a traz, o que me fazia perder um pouquinho de tempo.
Isto de arrancar e parar parte as pernas todas, mesmo assim, a ultima volta, consegui faze-la a morte, com o mesmo tempo +/- da primeira !

Quanto ao lugar, não havia mais nada a fazer, visto os atletas que ficaram a frente:
Os 1ºs a dupla do Carlos Almeidaos 2ºs Ricardo Silva e Carlos Soares
Os 3ºs Fábio Almeida e Marco Filipe

Os meus parabens a todos.
Quanto a mais provas, o cansaço já anda a ser acumulado, só devo de fazer mais a de Santarém, mas a ver vamos :)
UM GRANDE OBRIGADO A MINHA EQUIPA
Pedalsempre/ Grupo Mindol/ A.C.D Azagães que esteve ao mais alto nivél na prova, tanto em questoes de abastecimento, nutrição, inscrições, como nos atletas presentes a competir ( faltava alguns pois estavam a disputar o Campeonato Nacional se XCM)

Kilometros : 40

Tempo: 01h51min

Lugar:  4º

Participantes : 11 (duplas)

V Biomaratona Rota dos Esteiros
23 Setembro de 2012

Depois de um inicio calmo, para ver como se portava o meu corpo depois destas 3 semanas dificeis,
liguei-me ao quilometro 30, onde vi que ia-me a sentir bem, do km 30 até aos 51 foi sempre de faca nos dentes :)

Terminei os 50 kms com o tempo de 1:47min, fazendo assim mais 7 minutos que o primeiro classificado a geral...

Parabens aos 2s primeiros classificados de juniores:
1º- Carlos Almeida
2º- Fábio Almeida ( PedalSempre/ Grupo Mindol/ A.C.D. Azagães )
3º- Nuno Almeida (eu) ( PedalSempre/ Grupo Mindol/ A.C.D. Azagães )

A concorrencia em Juniores estava ao mais alto nivél, pelo menos entre os 4 primeiros...

Quero dar também os parabens aos outros colegas de equipa, que a maior parte fizeram todos pódio nos seus escalões :)

Um Obrigado a minha equipa:

Juniores: 9

Douro Bike Race
16 de Setembro de 2012

Já estou em casa, depois de uma semana MUITO cansativa a trabalhar para a Douro Bike Race, que dormia 4/5 horas por dia, mas que valeu a pena, pois esteve sempre tudo impecavél. Dá um trabalho enorme estar por detrás de uma prova desta dimensão. Foi um prazer puder trabalhar ao lado da minha dupla de idolos, Zé Silva e João Marinho, fazer as apresentações para os atletas ao lado do joão etc.......

Hoje tive a oportunidade de correr no nivel RIDE (que é só um dia) e não tenho palavras para descrever o que foi.... O melhor sitio onde ja andei de bicicleta, paisagens deslumbrantes, singles espetaculares, ia sempre com a ideia de curtir curtir curtir visto que nao treinava a 2 semanas, e uma delas como disse acima andei a trabalhar no STAFF e a dormir 4/5h por dia....

Mas até que correu bem, apesar de me sentir todo partido consegui concluir a etapa de 51 kms com 1600M de acumulado fazendo 10º em 202 atletas que alinharam a partida.....

Adorei esta semana e ATÉ PARA O ANO :)

Kilometros : 51

Tempo: 03h27min

Acumulado: 1600M

Lugar:  10º

Participantes : 202

4º Maratona V.C. Bike
22 de Julho de 2012

Algo me fazia presentir que hoje a prova ia-me correr mal.
E assim foi, passei "fome" pois, por lapso, não levei o gel e a barra de custume... enfim...
Depois, quando seguia no Top 30/40, por volta do quilometro 30, eu juntamente com o meu colega de equipa (Fábio Almeida) e mais um grupo de cerca de 20 atletas atletas andamos perdidos.

Fizemos uma descida com cerca de 1 quilometro, chegamos lá abaixo não tinha saida, viemos para traz, subir tudo, ia-mos a chegar ao fim, e passa outros para baixo, e dizem que tem de ser por ali, tornamos a descer novamente tudo, chegamos lá, nada, andamos para traz e para a frente a tentar procurar, nada, voltamos a subir novamente tudo...
Fizemos cerca de 3 kms de sobe e desce a mais :)

Depois disso desanimei completamente, pois com o tempo qe tinha andado perdido, muita gente teria passo por mim decerteza.

A partir de ai, fomos simplesmente a curtir os trilhos, a um ritmo de passeio, parei pela 1ª vez numa prova, no posto de abastecimento :)

Como diz o meu colega Fabio, foi a prova onde mais desanimei, mas também foi a que ia a curtir mais :)

Kilometros : 41

Tempo: 02h47min

Lugar:  58º

Participantes : 180

Maratona de Aveiro:
8 de Julho de 2012

Numa prova que tudo me correu bem, desde o arranque até ao fim.
Parti um pouco atraz, mas rapidamente nos quilometros iniciais recuperei as possições.
As sensações foram boas, fui durante muito tempo no 2º grupo da frente, até que uma corrente encravada na pedaleira me fez desmontar e metela no sitio, e nunca mais agarrei o grupo, não porque demorei muito tempo, mas por eles irem a uma grande velocidade

Kilometros : 55

Tempo: 02h14min

Lugar:  69º

Participantes : 632

Lugar escalão: 1º Junior

Juniores: 3

1º prova da taça abimota região de aveiro

24 de Junho de 2012

Bem, confesso que eu proprio fiquei admirado pela classe da pista, este an
o ja tinha feito povoa de lanhoso e oliveira de azemeis, e este pista ultrapassa de todo as outras 2....

Uma pista muito fisica, com subidas longas e inclinadas, algumas zonas tecnicas, algumas rolantes, um pouco de tudo, uma pista muito porreira, para mim, candidata a pertencer a uma das para a taça de portugal.

Quanto a minha prestação foi dentro dos possivél, pois não "pesco" nada de XCO :)

Kilometros : 16,800

Tempo: 1H13 min

Lugar:  12º

Participantes : 21

II Maratona Rota da Mamoa

17 de Junho de 2012

Prova esta a contar para o Regional de Maratonas de Aveiro. Já se sabia que ia ter grandes nomes do tipo
Bruno Almeida & companhia...
A prova começou mal, com um "engarrafamento" no qual estive inserido no entanto apanhei logo o grupo da frente.
Depois de um arranque fortissimo imposto pelo Bruno Almeida ( e vencedor da prova), consegui resistir no grupo da frente. Depois claro que paguei a fatura,e ia ficando para traz, ate apanhar o meu ritmo.

Outro sitio, onde enterrei a suspensão na lama até a lama chegar as bainhas, pumm, cambalhota para a frente, levantei-me, e estava a ver que a suspensão na saia ahah

Mais a frente tive de parar, para pronto, mijar. Podem ver, eu que nem nos abastecimentos custumo parar, e parar para isto, tinha de ir mesmo arrasca xD

No geral correu bem, muitos single tracks, descidas tecnicas brutais....

Kilometros :  52

Tempo: 2H23 min

Lugar:  49º

Participantes : 304

Sub 23: 5º  (14)

Maratona Oliveira de Azeméis
27 de Maio de 2012

Numa prova marcada por um arranque forte, por parte do vençedor Rafael Assunção, e pelas muitas subidas que tinha. Uma prova mesmo a meu gosto.
Quando ia numa subida grande (+/- ao km 30) dei uma curva, e vi um grande grupo de gente, todo com a bicicleta a mão, tentei meter-me em pé para pedalar e tentar passar esse grande grupo, mas o gajo da marreta deu-me logo uma marretada, e para isso não pegar, tive de sentar e seguir a meu ritimo :)

Quanto ao Resultado, deu para um 3º Lugar em Junior.
Não havia mais nada a fazer, pois basta olhar para os nomes dos 2 primeiros classificados Carlos Almeida ( 3º lugar da geral) e o Ivo que ficou em 6º :)

Kilometros : 47 kms

Tempo: 2H39 min

Lugar:  18º

Participantes : 85

Lugar escalão: 3º Junior

Juniores: 9

Raid BTT Aprocred
20 de Maio de 2012

Nesta prova ia com intenção de testar a bicicleta, pois como a tinha montado a pouco tempo, e era a primeira vez que ia andar ia com medo.
Mal apareceu a primeira descida, depressa me esqueci da ideia de "testar" xD, foi largar os travões a bota abaixo, quando cheguei ao fim, é que me lembrei, de que algo poderia ter corrido mal :)
Vi logo que estava tudo em ordem, obrigado ao ...
excelente mecanico que a montou peça a peça ( que foi eu eheh)

apartir dai foi sempre a dar-lhe...
em geral correu-me bem, tirando os ultimos 5 quilometros que pronto...

Kilometros :  47 kms

Tempo: 2H30 min

Lugar:  30º

Participantes : 165

Elites: 10º em 39

Maratona BTT Rota dos Dinossauros
29 de Abril de 2012

Bem, esta prova, correu mesmo 5*****.
Como ontem tinha dito, era para ser feita a brincar :)
Os treinos duros durante a semana ( mesmo com pernas a doer) fez-se aqui sentir.
Arranquei muito atras, bem cedo foi recuperando lugares até ver (ao longe xDD )o primeiro ( e vencedor
Pedro Oliveira ) depois foi manter o ritimo, como era obvio nao o aguentei ate ao fim..., e foi perdendo lugares, mesmo assim apanhei o Tiago Teixeira que me ajudou até ao fim...
Fiz a prova toda sem ter noção de onde ia, pois o conta km´s pufff!

A prova exigia tecnica, tinha muitos muitos single track com muita mesmo muita lama, o qe fazia com qe a roda fosse sempre a escorregar.

Houve alguns problemas qe me fez desmontar algumas vezes, porcausa duns senhores qe la iam de bike, e nao iam a participar na prova, mas enfim...

Kilometros :  35 kms

Tempo: 1H40 min

Lugar:  32

Participantes : 377

Maratona cidade de Albergaria

22 de Abril de 2012

Depois de um bom arranque, consegui por um bom ritimo, até que cheguei ao quilometro 40, e pumba, o homen da marreta apareceu. Nunca tal coisa me tinha acontecido... foi para esqecer, pois atacou, e não foi pouco :s
Digo, que apareceu por falta de hidratação, não durante a prova, mas sim, no dia-a-dia, pois fisicamente ia 5*.... Até ao quilometro 40, ia com uma velocidade média de 22.qualquer coisa, a terminei, com 19.89, tive qe baixar muito o ritmo para não parar.

Mas pronto, nem tudo foi mau, tirando isso, as sensações foram optimas, e acredito qe para a proxima, ja faça a prova a minha maneira.

Kilometros :  54

Acumulado: 1200 M

Tempo: 2H42 min

Lugar: 84

Participantes : 301

5ª Maratona BTT Mortágua
15 de Abril de 2012

Após ter lá chegado, e não estar bem disposto, até a hora da partida consegui ficar melhor.
A partida não foi a melhor, parti muito atraz, avontade nos 200 e tal, mas tive sorte, que tinha uma boa estrada deseguida, em paralelo, que deu para recuperar logo alguns lugares.
Fiz a prova sempre bem fisicamente, sem qualquer problema.
Ao longo da prova ia sempre a recuperar lugares, onde recuperava mais, era naquelas subidas durinhas :D
Tinha estabelecido o objectivo de TOP 100, e consegui, fiz 83º em 511 participantes.
Completei os 46 kms com 1000 e poucos metros de acumulado em 2h34min.
O percurdo tinha de tudo, algumas partes tecnicas, outras rolantes, boas subida, com destaque para uma bem longa, onde pude recuperar muitos lugares.
Agora Domingo, vou correr "em casa", na Maratona de Albergaria, e espero que me corre tão bem, ou de preferencia melhor que esta (:

Kilometros : 46

Acumulado: 1200 M

Tempo: 2H34 min

Lugar: 82

Participantes : 511

4#Taça de Portugal XCO- Oliveira de Azeméis

Esta prova foi marcada por um percurso que exigia muito fisicamente, ao qual o meu corpo respondeu bem. Fisicamente senti-me bem, apenas umas dores de costas, mas nada que nao se superasse.
Uma pista com 3 partes mais tecnicas, ao qual só não fiz 1, o salto, porque nao tinha feito o reconhecimento do mesmo.
A pista tinha muito muito pó, alguns single tracks, rockgarden, muitas subida, com uma delas longa...
Completei as 3 voltas em 1h e 04 minutos, o que para min é bom, visto que so foi a 2º prova de xco que fiz.
Não vou mentir, gosto muito mais de Maratonas, mas também não desgosto de xco ;)

4º BTT Giesteira

Bem, nesta prova nao ha muito a dizer.
custumo dizer que quem desiste são os fracos, por isso hoje foi UM FRACO.
quilometro 20 ia com 1H e 08mim o que era muito bom, quando furei os DOIS pneus. Como só tinha uma camara de ar, ainda ia perguntando se alguem tinha outra, mas todos diziam que não.
por isso, foi obrigado a desistir :s
...
para a proxima corre melhor (:
Parabens ao João R. Moreira pelo 1º lugar conquistado com uma vantagem enorme para o segundo classificado, também de parabens João Teixeira
O resto da equipa esteve toda bem, pena o Marco ter-se perdido e tal, mas tiveram todos de parabens

Taça de XCO Diverlanhoso 2012

04 de Março de 2012

Foi a minha estreia no XCO. E que estreia, corri logo numa pista de topo, fiquei a adorar aquilo. Não tinha feito reconhecimento da pista, por isso a primeira volta fiz muito a medo, fiz algumas descidas a pé, na segunda e terceira ja as consegui fazer montado, pois ja as conhecia bem. A unica que nao cheguei a fazer montado foi a das pedas :

Mas também tinha um certo grau de dificuldade, e como nao tive tempo para estudar esta descida, resolvi nao me aventurar :D

O percurso era dificil, principalmente quando corri, estava a chover, e havia muita lama, na ultima volta a corrente ia-me a saltar atras...

Tive uma quedazita, mas nada de grave.
Consegui terminar a prova, fazendo 3 voltas em 1H 25 min, sim xD mas para a primeira, foi bom.
XCO é completamente diferente de XCM. É sempre a fundo do prencipio ao fim.

Fiquei a adorar, e quero repetir!

I Maratona Rota da Lampreia-Penacova
19 de Fevereiro de 2012

Nesta prova a unica palavra que me vinha a cabeça era "Desistir" "Desistir" "Desistir"...
Parti bem, com as melhores sensações, ia-me a sentir bem fisicamente, mas por volta do km 7 deu-me uma dor forte na barriga, uma dor "aguda" o que fazia com que mal me podia mexer na bicicleta, quando entrava nos caminhos de terra batida, como ia aos "saltinhos" a dor aumentava ainda mais, foi um pesadelo esta prova.
Com muito esforço, consegui chegar ao fim, mas com um tempo de caca de 3H e 04 minutos...
Mas não vão ser todos os dias assim, a proxima correrá melhor :)

Algumas fotos:

Nesta foto pode-se ver realmente como me ia a sentir mal:

Kilometros : 40

Acumulado : 1300 M

Tempo: 3H04 min

Lugar: 42

Participantes : 181

III Maratona B.V Fajoes
29 de Janeiro de 2012

Onde é que ele vai com a boca aberta?
(era o coração quase a sair pela boca :D )

Nesta prova senti-me nas "minhas quintas". Confesso que depois da prova de Mira fiquei um bocado desanimado, mas porque? foi só a primeira prova, muito cedo, e era uma prova plana, não é muito o meu forte.
Depois desta, depois dos 44 km com 1544M de acumulado, ganhei outra vez motivação, correu-me 5*, as subidas pareciam descidas :D:D ( na brinca, bem durinho que foi)

Kilometros : 44

Acumulado: 1544 M

Tempo: 2H46 min

Lugar: 40
Participantes : 358

IV RAID BTT LAGOAS DE MIRA 2012

08 de Janeiro de 2012

Esta prova nao correu como esperava, ia com um objectivo muito certo, o podio em Sub 18, mas tudo correu mal, desde inicio, onde aqueci mal com a pressa de acompanhar o meu colega, depois só ao km 20 é que já ia bem.
Quando faltavam 5 kms para a meta, começei a ver um sub 18 a 200/300 metros a frente de mim, e vinha outro a traz, desde ai foi sempre ao sprint até a meta, consegui passar o que ia a minha frente, eles iam sempre na minha roda, a 100/200 M da meta, onde era suposto virar a esquerda, como ia a sprintar, não consegui ver a tempo, e foi em frente, onde foi logo passo pelos dois sub 18, ai desanimei e fiz o resto a pé!
Quanto ao percurso estava muito fixe, era rolante (o que nao é o meu forte) mas ainda tinha lá umas zonas tecnicas de areia onde me safava melhor.

O apoio do publico e mesmo dos companheiros do BTT é de louvar, quando vamos estourados e ouvimos aqueles "força miudo" "força jovem" "bora lá miudo" da-nos mais forças, e torna um ambiente espetacular.

AQUI FICAM ALGUMAS FOTOS:

A cara de desanimo era obvia!